Faça sua Inscrição!

Faça a sua Inscrição!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

11 anos da Lei da Libras


Atividade feita pela profª Bruna com alunos do IFS
Nesta quarta-feira a Lei da Libras (Língua Brasileira de Sinais) nº 10.436 completa 11 anos. O Brasil reconheceu a Língua Brasileira de Sinais/ Libras, por meio da Lei nº 10.436/2002, como a Língua das comunidades surdas brasileiras, que no seu artigo 4º, dispõe que o sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais / Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Apesar de terem se passado onze anos a realidade infelizmente é outra. O que se vê nas escolas e em outras instituições de ensino é a falta de intérpretes, o despreparo dos mestres e o desconhecimento por parte dos secretários no que diz respeito a acessibilidade e o reconhecimento da Libras como elemento intrínseco das pessoas Surdas. De toda forma, hoje é dia de comemoração para todos os usuários da Libras, sejam Surdos ou ouvintes, pais ou intérpretes, alunos ou professores.
No IFS também somos a favor de uma postura bilíngue, de uma mudança no paradigma da educação para que o aluno possa ser avaliado e estimulado a se desenvolver com base no seu potencial individual,  e não com foco em sua deficiência, respeitando seus limites e colaborando para um cenário social onde a pessoa Surda possa de fato viver com autonomia e sem distinção.
Parabéns aos Surdos, familiares, professores e intérpretes por mais um ano da Lei da Libras.

Felipe Maranhão
Intérprete de Libras do IFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário